CURSOS DO PRONATEC SÃO INICIADOS EM ITABUNA

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Secretaria de Assistência Social deu início na segunda-feira aos cursos gratuitos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficiando 57 alunos. Com carga horária de 160 horas/aulas, os cursos vespertinos de Auxiliar Administrativo e Operador de Computador e de Porteiro / Vigia e Recepcionista no turno noturno estão sendo ministrados no Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI).

Alunos do Pronatec foram acolhidos no primeiro dia de aulas na AFI - Foto Wilson Oliveira 2
Alunos do Pronatec foram acolhidos no primeiro dia de aulas na AFI

O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, afirma que mais cursos serão oferecidos para a capacitação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho. "Nas conversas com SENAC fizemos algumas sinalizações, mas gradualmente vamos abrir novas vagas" afirma, acrescentando que à exceção do curso de Auxiliar Administrativo com duração de cinco meses os demais podem ser concluídos em quatro meses.

Alunos do Pronatec foram acolhidos no primeiro dia de aulas na AFI - Foto Wilson Oliveira 1
Alunos do Pronatec foram acolhidos no primeiro dia de aulas na AFI

Para a diretora da Proteção Social Básica Módulo II da SAS, Mônica Oliveira Cunha de Santana, os cursos trazem oportunidades para muitos jovens. "Sabemos que muitos jovens tem interesse em se qualificar, mas não possuem condições de pagar um cursos privados de qualificação de mão de obra, pois as condições financeiras não permitem. Então a Secretaria de Assistência Social oferece os cursos através de parecerias como a do SENAC", explicou.

Colegas na turma de Auxiliar Administrativo, as primas Clécia Santos Silva e Renata Santos Matos dizem que está pode ser a oportunidade que faltava para ingressarem no mercado de trabalho. "Concluímos o ensino médio e ingressar em um curso como este, trará novas oportunidades, pois acrescenta ao nosso currículo. Isto sem falar que aproveitamos o tempo ocioso para a qualificação profissional", afirma Clécia Santos.

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