Cursos de jornalismo têm maior porcentagem de desempenho satisfatório no Enade

enade.jpg

Os cursos de jornalismo tiveram a maior porcentagem de desempenho satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, 83% em todo o país obtiveram conceito acima ou igual a 3. Os cursos são seguidos de perto pelos de psicologia, 82,26% tiveram conceito satisfatório, e relações internacionais, 76,92%. O Enade segue uma escala de 1 a 5, onde 1 e 2 são conceitos insatisfatórios, 3 é satisfatório, 4 é bom e 5, ótimo.

Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, os cursos com as maiores porcentagens de conceitos insatisfatórios (1 e 2) foram ciências econômicas (39,46%), tecnologia em processos gerenciais (35,96%) e administração (35,84%). Os cursos de direito, alvos de crítica quanto a qualidade, também estão entre os com as maiores porcentagens insatisfatórias: 33,02% obtiveram conceito 1 ou 2. Isso significa que dos 951 cursos avaliados, 635 foram considerados satisfatórios e, desses, 43 foram considerados ótimos (conceito 5).

O exame avaliou estudantes concluintes de instituições públicas e privadas que cursavam administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketinge processos gerenciais também foram avaliados.

Em relação à localização, a maior porcentagem dos cursos satisfatórios está na Região Sul (77,62%). A região concentra também a maior porcentagem dos cursos com conceito 5 (6,27%). Ao todo, 1.372 cursos foram avaliados na região. É no Centro-Oeste que está a maior parte dos cursos insatisfatórios 40,59% dos 611 avaliados.

O Sudeste concentra, em número, a maior quantidade de cursos avaliados, 2.923. Desses, 68,73% são considerados satisfatórios. No Norte está a menor quantidade de cursos, 355, pouco mais da metade (58,87%) com conceito satisfatório. No Nordeste foram avaliados 1.045 cursos, 64,21% foram considerados satisfatórios.

O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, pois uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.

Veja a lista completa divulgada pelo MEC.

Agência Brasil

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *