Crianças do Peti comemoram Natal em festa antecipada

crianças do peti itabuna.jpg

Alegria foi a palavra de ordem durante a festa de encerramento das atividades neste ano do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na tarde desta terça-feira. As crianças chegaram cedo e tomaram conta do salão de festas da Usemi, transformando-o em pista de dança. O programa executado pela Prefeitura de Itabuna, em parceria com os governos federal e estadual, reuniu para a confraternização natalina mais de 800 crianças, pais e educadores sociais.

Na programação do evento apresentações culturais, lanche e muitas brincadeiras. Um dos destaques foi o coral das crianças do Núcleo Peti, no bairro Sarinha Alcântara, que contagiou a platéia ao entoar músicas natalinas e religiosas. “Estamos agora com o programa a pleno vapor. Foi com muito esforço que tudo deu certo” declarou o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, durante a abertura da confraternização natalina.

Trindade lembrou que todos os programas da Assistência Social estão funcionando regularmente e agradeceu à equipe do Peti pelo empenho em enfrentar as dificuldades. “Estão todos de parabéns. Em 2014 o trabalho será ainda melhor” afirmou. A diretora do Departamento de Proteção Social, Luciana Seara, destacou para os pais e responsáveis, que o mais importante é finalizar 2013 sem evasão. “Mantivemos a mesma quantidade de crianças e acabamos atendendo toda a família. Quando identificamos um problema encaminhamos para o programa adequado” disse.

Luciana informou que o Peti terá um recesso e retorna em 14 de janeiro com as atividades da Colônia de Férias. A diretora diz que aqueles que desejarem inscrever os filhos devem procurar o núcleo do Peti nos bairros ou a Secretaria da Assistência Social, na Avenida Inácio Tosta Filho. Já o coordenador do Peti, Ivanildo Santos (Binho Shalom), declarou que a festa é o reflexo de um trabalho em rede. “Toda a coordenação se uniu em busca dos melhores resultados”, relatou.

Satisfação das crianças

Monique Pereira dos Santos, 10 anos, começou a participar do Peti esse ano e disse que esse primeiro Natal foi lindo. “Estava ansiosa esperando a festa. Me preparei e até me maquiei só pra vir aqui hoje” comentou. Da mesma maneira pensa Natália Silva de Oliveira, 13 anos, que há três anos está no Peti. “Achei tudo muito bonito e arrumado. Gosto muito do Natal, principalmente, das boas comidas” afirmou.

Os meninos também aprovaram a festa. Guilherme Santos da Silva tem 10 anos e disse que adora as festas do Peti por causa das brincadeiras. “A gente se diverte muito” garantiu. Franciel Xavier, 10 anos, aguardava ansioso a entrega das lembranças. “Tudo está muito bonito, mas o melhor do Natal são os presentes, com certeza” garantiu, com um sorriso no rosto.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *