CLUBES DE ROTARY AGENDAM CAMPANHA CONTRA HEPATITE C EM ITABUNA

Os Rotary Clube de Itabuna e Itabuna Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão organizando uma campanha gratuita para detecção precoce da hepatite C a ser realizada nos próximos dias 5 e 6 de agosto, na Praça Olynto Leone, no centro da cidade. O assunto foi discutido na manhã desta quinta-feira, dia 14 com a participação de representantes dos clubes rotarianos e equipes técnicas da SMS.

Clubes de Rotary agendam campanha contra Hepatite C em reunião com secretário de Saúde Paulo Bicalho - Foto Gabriel de Oliveira 2
Clubes de Rotary agendam campanha contra Hepatite C em reunião com secretário de Saúde Paulo Bicalho

A campanha será iniciada no dia 26 deste mês com uma palestra na sede do Rotary Clube Itabuna, no bairro São Judas Tadeu. No dia seguinte, um novo encontro vai acontecer na sede do Rotary Clube Itabuna, no centro, contando a participação de profissionais de saúde para treinamento de todos os voluntários e técnicos da área de saúde que irão trabalhar durante a execução da campanha institucional.

Durante o evento propriamente dito, serão realizados exames rápidos para diagnóstico imediato da presença do vírus da doença que atualmente atinge milhares de pessoas em todo o mundo. "O exame é simples e consiste em rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue, como é feito nos testes de diabetes", segundo adiantou a coordenadora municipal do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), Suze Mary Azevedo.

A iniciativa dos clubes rotarianos em promover a campanha visa, especialmente, conscientizar a população, bem como alertar sobre a doença no mês em que se comemora o Dia Mundial da Hepatite, no próximo dia 28 de julho. "A data é uma oportunidade de aumentar a conscientização, educação e melhorar a compreensão sobre a hepatite viral como importante problema de saúde pública", afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, ao parabenizar a iniciativa dos rotarianos em realizar ações importantes de promoção da saúde no município.

Clubes de Rotary agendam campanha contra Hepatite C em reunião com secretário de Saúde Paulo Bicalho - Foto Gabriel de Oliveira 1
Clubes de Rotary agendam campanha contra Hepatite C em reunião com secretário de Saúde Paulo Bicalho

O secretário informou que quando diagnosticada precocemente há chances de 100% no tratamento da doença que segundo explicou é silenciosa. Daí a importância da prevenção e do diagnóstico mais cedo. Paulo Bicalho lembrou que a prevenção da Hepatite C e de outras doenças como a Hepatite B e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já vem sendo realizada no CERPAT e nas Unidades Básicas de Saúde. Disse também que a iniciativa dos rotarianos vem não apenas fortalecer, mas também somar-se às ações e aos esforços do município em favor da população, garantindo com isso uma melhor qualidade de vida a todos.

UNIDO NA LUTA

"Esperamos que a comunidade se conscientize da importância da prevenção da Hepatite C e junte-se a nós nessa luta, faça o exame que é rápido, gratuito e vital para uma boa qualidade de vida de nossa comunidade", reforçou o presidente do Rotary Clube Itabuna, Carlos Ataul de Andrade. Ele adiantou que as atividades a serem realizadas durante a campanha no início de agosto receberão reforço com a participação da Associação das Senhoras de Caridade de Itabuna, o Rotaract e o Interact (ambos criados pelo Rotary Internacional), além de equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

"O resultado dos exames rápidos realizados nos pacientes serão mantidos em sigilo e, independentemente se positivo ou negativo, serão encaminhados às pessoas através de mala direta, com endereço confirmado por todos aqueles que terão a oportunidade de participar da campanha", afirma a Enfermeira Trissia Cunha, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Ela disse ainda que, naqueles exames cujo resultado for positivo, o tratamento contra a Hepatite C estará assegurado pela SMS.

Participaram do encontro na Secretaria Municipal de Saúde, além do secretário Paulo Bicalho, a coordenadora do Cerpat Syze Meire, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Trissia Cunha, os presidentes Carlos Ataul Andrade (Rotary Clube Itabuna) e Franceneide Torres (Rotary Clube Itabuna Sul), o governador-assistente e o secretário do Rotary Sul, respectivamente, Paulo Pereira e Iraildo Pereira, e o presidente da Comissão de Administração do Rotary Itabuna Sul, Ademir Lopes.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *