CEREST ITABUNA REALIZA CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Sensibilizar os profissionais para a importância da aplicação de protocolos e estratégias de notificação e investigação do Ministério da Saúde de agravos relacionados ao trabalho. Foi com este objetivo que a coordenação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Itabuna (CEREST) realizou nesta quarta-feira, 16, o segundo e último módulo da Capacitação em Saúde do Trabalhador. O evento acontece no auditório do Itabuna Palace.

CEREST Itabuna realiza Capacitação em Saúde do Trabalhador - Foto Wilson Oliveira 3
CEREST Itabuna realiza Capacitação em Saúde do Trabalhador

Entre 8 às 17 horas estarão reunidos profissionais de saúde dos 22 municípios da Microrregião Sul da Bahia pertencentes a área de abrangência do CEREST Itabuna, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), clínicas especializada e departamentos de Vigilância em Saúde. O primeiro módulo da capacitação havia acontecido no dia 9 passado.

De acordo com a coordenadora do Cerest Itabuna, enfermeira Ângela Barros, a realização da Capacitação em Saúde do Trabalhador decorreu da necessidade de promover a pactuação dos municípios com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), além da constatação dos baixos números de notificações em relação às notificações de agravos e adoecimentos pelo trabalho. Ela ressalta que muitos destes registros só ocorriam quando o trabalhador dava entrada em um dos hospitais de Itabuna.

"A partir de agora, o que esperamos é que os profissionais que foram capacitados sejam sensibilizados para a importância de proceder adequadamente na aplicação de protocolos e estratégias de notificação no Sistema de Informação Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde", disse Ângela Barros.

PROGRAMAÇÃO

A programação do 2º módulo de Capacitação em Saúde do Trabalhador foi dividida em seis palestras. Na primeira, a médica pneumologista Rosângela Carvalho de Melo abordou o tema "Pneumoconioses". Em seguida, o fonoaudiólogo Willians Carlos Pereira tratou sobre a "Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional". Já a médica Lorene Brito Lima falou sobre "Dermatoses Ocupacionais".

Às 14 horas, após intervalo para o almoço, o médico Gabriel Silveira faz colóquio sobre o "Fluxo de Avaliação para Nexo Laboral". Na sequência a doutora em Ciências da UESC Alba Lúcia Pinheiro trata a respeito do "Fluxo dos Dados de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho (ADRT) no Sinan. Finalizando a programação, a enfermeira Tatiana Pires apresenta a "Avaliação dos Indicadores de Processo de Indicadores Epidemiológicos em Saúde do Trabalhador".

______________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *