Centro de Zoonose antecipa vacinação antirrábica em Itabuna

O Centro de Controle de Zoonose já antecipou a vacinação contra raiva canina em Itabuna. O trabalho começou pela área rural onde equipes visitam as propriedades rurais em busca de cães e gatos para a imunização. A vacinação foi iniciada esta semana e até agora já foram imunizados mais de 230 animais domésticos. A Campanha Nacional será realizada no período de 1º de setembro a 16 de outubro.

Neste sábado (2) a equipe visitará os bairros Odilon e Santa Catarina para imunizar animais que vivem naquela área. O veterinário Samir Hage explicou que a antecipação da vacina visa atingir um maior número de animais e chegar à meta de 80% da população animal, ou cerca de 30 mil bichinhos de estimação, conforme determina o Ministério da Saúde.

O veterinário informa ainda, que cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade e lembra que a doença é transmitida por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central de animais domésticos ou selvagens, (cães, gatos, macacos, morcegos) e pode atingir o homem.

“A raiva é transmitida para o homem pela saliva, mordida ou lambedura do animal doente, principalmente se tiver algum tipo de ferida na pele humana”, informou o veterinário. Ele também destaca entre os principais sintomas da doença no animal, a falta de apetite, alterações de comportamento e agressividade.

“Além desses, existem ainda outros sintomas como falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, o que resulta em salivação e dificuldade em engolir”. A recomendação, segundo ele, é de que, caso o animal apresente qualquer um desses sintomas, o seu dono procure um médico veterinário imediatamente para iniciar a imunização a fim de evitar que o animal morra, uma vez que a raiva não tem cura.

Samir diz ainda que os proprietários de cães e gatos que desejarem imunizar seus bichinhos antes do início da campanha podem levá-los ao Centro de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 16 horas, no bairro Antique.
___________________________
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *