Aumento de vagas no segmento hoteleiro aquece a economia no final do ano

O aumento da taxa de ocupação da rede hoteleira faz com que haja a procura por profissionais para atuação no setor de atendimento ao cliente durante o período de alta temporada

Com a chegada do v empregodimento ao cliente os profissionais para erão, além do sol, praia e festas, surgem diversas oportunidades de trabalho na região. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, o período que compreende a alta estação, que compreende os meses de dezembro a fevereiro, cerca de mil vagas de empregos temporários são abertas apenas na cidade.

A proximidade com o Natal e início da temporada de verão amplia a procura por profissionais para trabalhar no segmento de serviços, sobretudo na área de comércio e na rede hoteleira. De acordo com dados da Federação das Câmaras de Lojistas do Estado da Bahia (FCDL/BA), as funções mais procuradas em todo o estado são para as áreas de recepção, governança, bar, cozinha, vigilante e faxineiro. 

“São vagas para o comércio em geral, em praticamente todos os segmentos. Alguns restaurantes e supermercados também estão incluídos neste número”, indica Paulo Ganem, presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Ilhéus. E completa informando que as contratações devem começar na segunda quinzena de novembro, para que os trabalhadores sejam treinados e iniciem efetivamente a partir de dezembro. “A grande maioria ficará até fevereiro, quando termina a temporada de verão e começam as aulas. No entanto, entre 10% e 12% devem ser efetivados”, complementa Ganem.

Em Ilhéus, no litoral sul da Bahia, a estimativa é que a maior parte das mil oportunidades disponíveis seja para a área de atendimento, especialmente em supermercados e na rede hoteleira. “A expectativa esses setores absorvam em torno de 30% a 40% da mão de obra”, enfatiza Ganem. Os representantes das CDLs destacam que pessoas com experiência anterior ou treinamentos no setor de vendas e atendimento ao público têm preferência nas seleções.

Oportunidades 

O hotel Praia do Sol, localizado na zona sul da cidade, é um exemplo do aumento das oportunidades de trabalho no final de ano.  Segundo Ingrid Penna, responsável pelos setores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, neste período há contratações e cadastramento de funcionários para a temporada de alta estação. “Estamos com 23 vagas abertas para as seguintes áreas: 5 para a cozinha, 7 para o restaurante, 2 para atividades de lazer, 4 para governança, 1 para os serviços gerais, 3 para a portaria e 1 para a recepção. Destes funcionários contratados como temporários, cerca de 25% são efetivados após o período de alta estação . As contratações geram empregos e refletem a elevação do turismo na cidade.

Balcão de empregos

O Balcão de Emprego, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus em maio deste ano, recebe inscrições de pessoas interessadas nas oportunidades de emprego e administra um banco de dados que facilita a adequação dos candidatos aos perfis profissionais desejados pelas empresas. Para se inscrever, é preciso ir à sede da SDS, na Rua Mário Alfredo (s/nº – Avenida Itabuna), das 8h às 13h. No período de janeiro a agosto de 2013 foram feitas mais de 5 mil admissões no mercado de trabalho formal em Ilhéus, através do sistema.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *