Apoio da Prefeitura faz vitimas da chuva recuarem de protesto em Itabuna

apoio chuva itabuna.jpg

Pessoas desorientadas e desabrigadas e casas e móveis destruídos pela chuva que já cai na região há 72 horas. Este foi o quadro vivido na tarde da quinta-feira (28) por centenas de famílias de vários bairros de Itabuna. No São Roque, um dos locais mais afetados pelas águas do Riacho Água Branca, os moradores chegaram a interditar a Avenida Bionor Rebouças, mas recuaram depois de conversar com representantes da Prefeitura.

Secretários, diretores, assistentes sociais e técnicos do Município, além do Comando do 15º Batalhão da Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Grupamento de Bombeiros e Defesa Civil uniram forças para ajudar, inicialmente nas negociações com os desalojados que queriam invadir alguns apartamentos ainda vazios do Condomínio Pedro Fontes I e II. Após muita resistência, o secretario de Planejamento, Wenceslau Júnior ao lado do secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, conseguiu convencer as famílias a deixar o local, depois da garantia de que o município vai priorizar ações de caráter emergencial para a inclusão das famílias no programa habitacional popular.

Por enquanto, as famílias que perderam a casa e os bens foram cadastradas pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura e abrigadas em locais como o Grupo Escolar Brasília Baraúna, Parque de Exposições Antonio Setenta e Vila Olímpica em vez do Estádio Luiz Viana Filho. Os desabrigados tem recebido o apoio necessário do município para garantir segurança e alimentação que está sendo servida gratuitamente pelo Restaurante Popular, que ficará aberto durante esta noite para atender exclusivamente às vítimas das enchentes.

No andar térreo do Espaço Cultura Josué Brandão, no Arquivo Público Municipal a Secretaria dA Administração montou uma central de emergência 24 horas. A equipe formada por secretários, diretores, agentes de trânsito, policiais e bombeiros militares e demais profissionais está recebendo donativos dos cidadãos, como colchões, roupas, agasalhos e alimentos que serão repassados às vitimas das chuvas.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *