ALUNOS DA REDE DE ENSINO SE PREPARAM PARA O MERCADO DE TRABALHO EM ITABUNA

O Núcleo de Tecnologia (NTM) da Secretaria Municipal de Educação inicia na segunda-feira, 26, as aulas do curso profissionalizante de Introdução à Informática e Noções de Administração e Secretariado que atenderá exclusivamente alunos das séries finais do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA-III) de escolas da Rede Pública de Ensino de Itabuna. A iniciativa resulta de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a unidade itabunense da Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Avenida

De acordo com a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Maria Elizabete Pereira de Almeida, o objetivo é capacitar os jovens estudantes para atuar no mercado de trabalho, promovendo sua inclusão social e digital. Inicialmente, 20 estudantes estarão integrando às duas primeiras turmas do curso, que terá duração de três meses com aulas na modalidade de Educação a Distância (EaD) em um dos ambientes de aprendizagem virtual da Unopar.

Implantado há oito anos, o Núcleo de Tecnologia durante todo o ano realiza cursos e treinamentos voltados para a área de tecnologias educacionais e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, cujo público alvo é os professores, gestores e funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino. Desde agosto, por exemplo, o NTM está atendendo mais de 50 professores com os cursos de Introdução à Informática Básica, Excel Básico e Intermediário, Tecnologias Educacionais para Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos.

A coordenadora do NTM lembra que tais iniciativas visam cumprir a finalidade para a qual ele foi criado, que é promover o desenvolvimento de capacitação pedagógica em tecnologias educacionais, acompanhamento e avaliação dos projetos pedagógicos e capacitação em técnicas de manutenção e plena utilização dos recursos tecnológicos demandados pelos programas de informática da Secretaria da Educação.

"Porém, percebemos a necessidade de ampliar nosso atendimento, promovendo, em parceria com as escolas e instituições privadas, a capacitação dos alunos do segmento de Educação de Jovens de Adultos, para que possam ter em seus currículos um diferencial competitivo ao pleitearem vagas no mercado de trabalho", justificou Elizabete Almeida. A aula inaugural para as turmas iniciais acontecerá na segunda-feira, a partir das 13h30min, na sede do NTM, na Avenida do Cinquentenário, nº 775, 1º andar.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *