Açúcar – Um grande vilão da pele saudável

Além dos cabelos e um sorriso bonito, a pele sem dúvida é nosso principal cartão de visita, além de ser a principal barreira contra o ambiente exterior. Contudo como qualquer mecanismo de defesa, possui “pontos fracos” e por isso é de extrema importância a restauração de seu equilíbrio.
Certamente o envelhecimento é um dos “pontos fracos” contra uma pele saudável. O surgimento precoce do envelhecimento da pele ocorre devido a vários fatores como a exposição sem proteção aos raios ultravioleta, poluição, stress, tabagismo, patologias e etc.
Contudo aquele pudim após o almoço, parece contribuir muito mais para o envelhecimento da pele. A ingestão de açucares e alguns carboidratos são inimigos da beleza, sobretudo do envelhecimento e flacidez da pele.
Desde os anos 80, já se observa os malefícios interligados à interação das proteínas do leite e o açúcar comum.De uma forma bem simples, quando você mistura leite e açúcar e submete à temperatura, em poucos momentos teremos uma “caramelização” daquela mistura, assim acontece no nosso organismo quando há a ligação de proteínas com o açúcar, forma-se moléculas que não retornam ao seu estado anterior.
Após a ingestão de açúcares ocorre um processo no nosso organismo denominado glicação, ou seja, a ligação entre proteínas e açúcar do corpo. Essa ligação formam os A.G.Es (Advanced Glycation End Products), são moléculas altamente reativas que favorece o surgimento de doenças como Alzheimer e diabetes, o aparecimento de rugas e danifica a estrutura do colágeno, da elasticidade da pele, provocando o envelhecimento, além de outros malefícios. Os AGEs oxidantes são “irritantes” ao organismo e a inflamação é uma resposta silenciosa do corpo a eles, resposta essa que pode ameaçar a nossa saúde.
Contudo com o avanço dos estudos farmacêuticos, já existe no mercado ativos com ação antiglicante e deglicante, ou seja, evitam e previnem e revertem a formação dos AGEs.

Via Pharma Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *