Açúcar branco: Inimigo da saúde

acucar

Com tantos estímulos aos olhos e ao consumo é difícil estar atento a tudo que oferece risco à nossa saúde. O mercado constamente trabalha para vender e todo mundo já acostumou com as comodidades dos tempos moderno, o que dificulta mais ainda perceber as armadilhas nos produtos. É o caso do açúcar, um pseudo alimento que pode causar sérios danos à nossa saúde.

Talvez você não saiba mas ele não é somente calórico, carregado de aditivos químicos e totalmente isento de nutrientes! O açúcar branco (refinado) aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue, podendo favorecer os riscos de diabetes e de outras doenças sistêmicas.

Causa cáries. Segundo a cariologia (ciência das cáries), dez minutos após o consumo de um pirulito, um chocolate, o pH bucal cai de 7 (pH da água) para 4,5 e no meio desse caminho (pH de 5,5) se localiza a “linha crítica” onde as bactérias cariogênicas iniciam o processo de desmineralização do esmalte dos dentes (o pontapé inicial do processo de cárie). A isso em cariologia chama-se de “Curva de Stephan”. Isso é só o começo. A partir daí moléculas de glicose aleijam uma infinidade de células, tecidos e órgãos do corpo originando doenças.

Pode, de fato, viciar, devido à elevação nos níveis de dopamina e serotonina – substâncias que estão associadas ao prazer e ao bem-estar, no caso, ao consumo de açúcar.

Há centenas de anos atrás os seres humanos não usava aditivos doces na sua dieta. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar. O açúcar é uma “droga doce e viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização”. Seus efeito é lento, acumulativo, drenando a saúde aos poucos.  É um poderoso “antinutriente”, um grande ladrão.

Segundo nutricionistas, que orientam sempre por uma reeducação alimentar, o açúcar mascavo ou demerara, são uma boa substituição, que apesar de serem calóricos, contém nutrientes e sais minerais.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *